O diafragma é um músculo que separa os órgãos do abdômen e do tórax. Quando ocorre ruptura dessa musculatura, geralmente em decorrência de um trauma, os órgãos do abdômen são deslocados para o tórax, causando uma hérnia diafragmática.
Etiologia (causa)
A hérnia diafragmática geralmente ocorre por um trauma, como atropelamento, quedas, ou outros traumas intensos no abdômen.
A hérnia diafragmática também pode ser congênita (do desenvolvimento), e nesses caso, ocorre um desenvolvimento defeituoso do diafragma fetal.
Predisposição racial
Por ocorrer de forma traumática, a hérnia diafragmática ocorre em cães e gatos de qualquer raça ou sexo. Entretanto, os casos de hérnias congênitas são mais comuns em filhotes e cães da raça Cocker spaniel.
Sinais clÃnicos (sintomas)
Após ruptura do diafragma, os órgãos do abdômen podem se deslocar para o tórax e causar compressão dos pulmões, causando dispneia intensa (dificuldade respiratória), e um padrão de respiração abdominal. Em casos congênitos, os sinais clÃnicos podem ser mais discretos.
Diagnóstico
A suspeita diagnóstica de hérnia diafragmática deve ser baseada no histórico de trauma, assim como na dispneia do paciente (dificuldade respiratória). O diagnóstico definitivo pode ser realizado através de radiografias, as quais permitem a visualização da perda da definição do diafragma, e a presença de órgãos abdominais no tórax.
Tratamento
O tratamento da hérnia diafragmática pode ser realizado através de cirurgia, porém, os pacientes com trauma recente devem ser estabilizados antes do procedimento cirúrgico.
Na Ortho for Pets, clÃnica veterinária especializada em ortopedia veterinária, você encontra tratamento para cães e gatos com hérnia diafragmática através com nossa equipe de traumatologia.
Referências bibliográficas
Banz, Angela & Gottfried, Sharon. (2010). Peritoneopericardial Diaphragmatic Hernia: A Retrospective Study of 31 Cats and Eight Dogs. Journal of the American Animal Hospital Association. 46. 398-404. 10.5326/0460398.
Minihan, Anne & Berg, John & Evans, Krista. (2004). Chronic Diaphragmatic Hernia in 34 Dogs and 16 Cats. Journal of the American Animal Hospital Association. 40. 51-63. 10.5326/0400051.
Sobre o autor
Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.