Hiperextensão do punho em cães.
O que é a hiperextensão do carpo?
A hiperextensão do carpo é uma anormalidade do carpo (punho) que causa a hiperextensão da articulação.
Lesões de hiperextensão do carpo são mais comumente vistas em cães grandes e que realizam atividade física intensa.
No entanto, raças pequenas também podem ser afetadas. Os sinais de alerta desta condição incluem claudicação, inchaço do carpo e afundamento da pata no solo durante o exercício causado por movimento excessivo de hiperextensão do carpo.
Tipos de lesões
A primeira forma afeta cães e envolve uma anormalidade no desenvolvimento dos ligamentos que sustentam a articulação do carpo. Os filhotes afetados caminham com extensão excessiva. Ambos os punhos tendem a ser afetados em filhotes com essa condição e, em alguns casos extremos, as articulações tíbio-társicas dos membros posteriores também podem ser afetadas.
A segunda forma de lesão do carpo é o resultado de um trauma. Existem vários graus de lesão por entorse que afetam o carpo. A quantidade de claudicação e inchaço depende da gravidade do trauma. Alguns cães terão uma anormalidade postural evidente com desvio inadequado da articulação afetada.
A terceira forma de lesão do carpo é a hiperextensão degenerativa dos punhos. Este problema afeta cães mais velhos e é especialmente comum em raças Collie. Há uma tendência de um ou ambos os carpos apresentarem os sinais clínicos.
Diagnóstico
A ressonância magnética pode fornecer informações mais úteis nesses casos.
Após o exame clínico e o diagnóstico por imagem, o veterinário ortopedista poderá aconselhar sobre o tratamento mais adequado para seu cão, seja ele conservador ou cirúrgico.
Tratamento
O tratamento mais adequado para a hiperextensão do carpo depende da causa subjacente. O manejo conservador, incluindo talas ou bandagens de suporte e fisioterapia, pode ser uma opção para alguns animais com hiperextensão de desenvolvimento ou animais com lesões por entorse de baixo grau.
Recentemente, foram desenvolvidos suportes carpais personalizados que podem permitir o uso diário e podem ser facilmente colocados e retirados sem causar úlceras de pressão devido à aplicação prolongada.
Se a lesão de hiperextensão do seu cão for resultado de uma fratura, a cirurgia será necessária para estabilizar a fratura e, por sua vez, fornecer suporte articular geral. Dependendo da extensão das lesões do seu cão, o carpo também pode exigir fusão completa ou parcial.
Lesões graves por entorse de alto grau e a maioria das formas de hiperextensão degenerativa são geralmente tratadas por fusão da articulação do carpo. Esse procedimento é denominado artrodese pancarpal ou artrodese de punho.
Referências bibliográficas
Feichtenschlager, Christian & Gerwing, Martin & Peppler, Christine & Kramer, Martin & Ondreka, Nele. Correction of combined bilateral angular limb deformity and carpal hyperextension in a dog using locking compression plates (2018).
Sobre o autor
Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.