A meningoencefalite granulomatosa (MEG) é uma doença aguda do sistema nervoso central, onde ocorre acúmulo de células mononucleares nas meninges do cérebro e da medula espinhal.
Etiologia (causa)
A causa da doença é desconhecida, entretanto, existe uma suspeita relacionada com uma resposta imune celular persistente à algum agente infeccioso, ou ainda, um processo inflamatório que pode se tornar neoplásico (pela presença de um vírus, por exemplo).
Existe ainda uma suspeita de origem genética, embora não tenha sido comprovada.
Predisposição racial
A doença ocorre com maior frequência em raças toy, principalmente em fêmeas jovens e de meia idade (entre 2 e 6 anos), entretanto, também pode acometer animais ainda mais jovens e machos. Essa é uma doença rara em gatos.
Sinais clínicos (sintomas)
Os sinais clínicos da MEG são variáveis de acordo com o local da lesão, alguns possíveis são:
Dor e rigidez em coluna cervical.
Nistagmo.
Head tilt (inclinação da cabeça para o lado).
Cegueira.
Paralisia facial.
Ataxia.
Paraparesia ou tetraparesia.
Convulsões.
Andar em círculos.
Alterações no nível de consciência.
Anisocoria.
Diagnóstico
A ressonância magnética é indicada para os casos de MEG. A coleta de líquor (LCR) também deve ser realizada, e poderá mostrar uma pleocitose leve a acentuada.
Tratamento
O tratamento da meningoencefalite granulomatosa é clínico, sendo a terapia com corticóides o principal foco do tratamento para diminuir a resposta autoimune exagerada.
Referências bibliográficas
1. Adamo, Filippo & Adams, William & Steinberg, Howard. (2007). Granulomatous menigoencephalomyelitis in dogs. Compendium (Yardley, PA). 29. 678-90.
2. O'Neill, Emma & Merrett, Darren & Jones, Boyd. (2005). Granulomatous meningoencephalomyelitis in dogs: A review. Irish veterinary journal. 58. 86-92. 10.1186/2046-0481-58-2-86.
Sobre o autor
Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.