Foto do escritorFelipe Garofallo

Mielomalácia em cães

A mielomalácia é uma rápida e progressiva necrose (morte) da medula espinhal, sendo uma condição fatal em cães e gatos, e pode ocorrer em pacientes que sofreram traumas graves na coluna vertebral.

Etiologia (causa)

A mielomalácia ocorre em pacientes que sofreram algum trauma grave de coluna, ou ainda, em alguns casos de hérnias de disco. Essa condição ocorre pela interrupção do fluxo sanguíneo e morte do tecido nervoso, causando o "amolecimento" da medula.

Esse "amolecimento" tem início no local da lesão, e depois progride ao longo de toda a extensão da coluna, sendo fatal ao atingir a inervação do diafragma, musculatura que controla a respiração.

Os sinais clínicos neurológicos causados ​​pela compressão da medula espinhal são classificados em uma escala até 5.

O grau 5 indica que o cão não apresenta nenhuma dor profunda, sendo incapaz de sentir ou mover membro. O cão em compressão nesse grau tem mais chance de desenvolver mielomalácia dentro de uma semana após a lesão inicial, independe do tratamento.

Predisposição racial

Os buldogues franceses tem mais de chance de desenvolver a mielomalácia, devido à predisposição racial para doença do disco intervertebral, assim como os dachshund.

Sinais clínicos (sintomas)

Os sinais clínicos de cães com mielomalácia incluem o aumento da dor na coluna, perda total dos reflexos e sensibilidades dos membros, dilatação do ânus, hipertermia e dispneia (desconforto respiratório). Tratamento

Infelizmente, até o momento não há como tratar a mielomalácia, sendo uma condição irreversível para pacientes acometidos por traumas medulares graves. Referências bibliográficas

Castel, Aude & Olby, Natasha & Mariani, Christopher & Muñana, Karen & Early, Peter. (2017). Clinical Characteristics of Dogs with Progressive Myelomalacia Following Acute Intervertebral Disc Extrusion. Journal of Veterinary Internal Medicine. 31. 10.1111/jvim.14829.