A luxação de patela é uma das principais causas de claudicação (mancar) dos membros pélvicos (traseiros) dos cães, e a principal causa do desenvolvimento inicial de artrite no joelho canino.
O que é a luxação de patela?
Atualmente, a luxação de patela não é mais considerada uma doença, mas um sinal clínico (sintoma) de deformidades ósseas no membro pélvico dos cães. A patela é um pequeno osso localizado no joelho, sendo responsável pela extensão normal da articulação.
Em alguns cães, a patela se desloca fora da tróclea (sua posição anatômica correta), causando a luxação.
A consequência da luxação de patela é a incapacidade do cão em estender adequadamente a articulação do joelho.
Quais os principais sinais de cães com luxação de patela?
A maioria dos animais com luxação de patela começa a mostrar sinais quando filhotes ou adultos jovens, embora o aparecimento de sinais em cães adultos também seja comum.
Animais com postura de “pernas arqueadas” são mais propensos a serem afetados pela luxação patelar.
Uma claudicação característica “saltitante” é frequentemente vista, onde os animais mancam por alguns passos e então rapidamente voltam ao normal e às vezes até fazem um "chute para trás" para colocar a patela no lugar novamente.
Alguns animais mancam continuamente e outros cães quando afetados pela luxação de patela em ambos os joelhos apresentam uma marcha rígida e desajeitada com joelhos que não se estendem de forma adequada.
A medida que a patela se move para dentro e para fora da tróclea, ocorre o dano da cartilagem da própria patela e da crista sobre a qual ela passa ao luxar.
O atrito causado pelo deslocamento da patela cauda dor, inflamação e desencadeia uma cascata de osteoartrite progressiva nos pacientes com luxação de patela, por isso, o tratamento cirúrgico é recomendado.
Referências
Di Dona, Francesco & Valle, Giovanni & Fatone, Gerardo. (2018). Patellar luxation in dogs. Veterinary Medicine: Research and Reports. Volume 9. 23-32. 10.2147/VMRR.S142545.
Bosio F, Bufalari A, Peirone B, Petazzoni M, Vezzoni A. Prevalence, treatment and outcome of patellar luxation in dogs in Italy. A retrospective multicentric study (2009–2014). Vet Comp Orthop Traumatol. 2017;30(5):364–370
Sobre o autor
Felipe Garofallo é médico-veterinário (CRMV/SP 39.972), especializado em ortopedia e neurocirurgia de cães e gatos e proprietário da empresa Ortho for Pets: Ortopedia Veterinária e Especialidades. Agende uma consulta pelo whatsapp (11)91258-5102.
Comments